sábado, 21 de maio de 2011

Paredes de concreto armado

Outra possibilidade que tenho pesquisado. Estéticamente muito interessante e permite uma boa harmonia com o verde. Imagino que uma casa assim se pareceria mais como uma rocha saindo do terreno que uma casa, o que seria algo muito interessante.

Aqui um exemplo legal

Note ainda a interessante solução para o terreno inclinado, como o nosso, que deixa a casa como se estivesse flutuando!

Concreto queimado

Cada vez mais me convenço que um piso de concreto queimado é a maneira de seguir para grande parte da casa. A minha analise preliminar dos padrões de clima da minha cidade (Itajubá, MG) indicam que temos no máximo 4 meses de frio realmente, com temperaturas em torno de 15 graus. Ainda estou para finalizar um estudo dos dados de uma estação metereologica aqui da região para ter dados mais precisos. Mas fica claro pra mim que tendo uma casa de plano essencialmente aberto, bem orientada em relação ao Sol nas diferentes estações, e com boa quantidade de massa térmica no lugar certo, pode gerar o conforto térmico desejado. O piso de concreto queimado entra bem nessa equação creio. O concreto tem boas propriedades térmicas e em cima de uma fundação daria boa quantidade de massa térmica imagino, resfriando o ambiente no verão, e adicionando algo de calor, via absorção de radiação solar incidente e irradiação de calor, no inverno. Além disso, o resultado estético é muito bom. Acho a combinação dos tons cinza do concreto, com o terroso dos tijlos, a madeira e o branco muito interessante.

Link para exemplos de uso do concreto queimado

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Outra casa que considero um benchmark

Essa é outra casa do Frank Loyd Wright que eu acho espetacular. Não pelos tons terrosos dos acabamentos mas pela forma como ele esculpiu o espaço. Pequena e aconchegante mas mantendo um senso de amplitude e abertura para o exterior. Essas são coisa que busco para minha futura morada!

Uma das coisas mais tristes relativas a essa casa, ao menos para mim hoje, é saber que eu morei lá do lado! Dá pra imaginar?? Naquela época só pensava em skateboard e heavymetal! Hahahaha! Ironias da vida...

Site da casa