sábado, 29 de outubro de 2011

Soluções tecnológicas para isolamento térmico


"Isolante Térmico por Refletância

Quando se trata de problemas com elevadas temperaturas devido a incidência solar, a refletância é a melhor solução em termos de isolação térmica e isolante térmico. Com uma atitude muito simples, você pode economizar até 70% de energia elétrica com o resfriamento do ambiente. Adotando a solução chamada de “cool roofs” você passa a refletir imediatamente a radiação solar e colher os benefícios.

O Isolante Térmico Nanothermic 1 reflete 90% dos raios solares, ou seja, até 50% superior a outras soluções e produtos similares. Formulado a base de água, o Isolante Térmico Nanothermic 1 é um produto sustentável que apresenta o que há de melhor e mais moderno em sistema de isolamento por reflexão. Seu formato de tinta permite que nossa solução seja facilmente aplicada em diversos tipos de substratos.

Com esse elevado incide de refletância, o Isolante Térmico Nanothermic 1 reduz até 35% da temperatura do ambiente, os resultados são visíveis e imediatos. Funcionários mais concentrados, melhor rendimento e desempenho, conforto no ambiente de trabalho, diminuição de passivos trabalhistas, redução do consumo
de energia elétrica entre outras vantagens. Além disso, o Isolante Térmico Nanothermic 1 reduz em até 30% o ruído de impacto de chuva com uma espessura de apenas 0,25 mm."

http://www.nanotechdobrasil.com.br/isolante/isolante-termico/isolante-termico-nanothermic1/

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sala dos sonhos






Caros, achei umas imagens de salas que particularmente me encantaram. Gostaria de passar a vcs como uma referência visual.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dados Climáticos

Encontrei um blog da UNIFEI, que publica com certa periodicidade dados climatológicos coletados em uma estação meteorologica localizada bem proxima de onde está meu terreno. Os dados são quase os mesmos que publiquei antes, mas ai eles incluem uma analise mais profunda e também dados sobre a direção do vento, que eu ainda não tinha. A análise dos dados mostra que o vento predominante aqui da região tem direção NORTE, com variações bem isoladas. Abaixo o link:

http://cat-unifei.blogspot.com/

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Casa de Terra

Uma técnica construtiva muito legal, que tem um efeito estético muito bom:

http://anaveraldo.blogspot.com/p/casa-de-terra.html


Seria legal poder reaproveitar qualquer terra movida, se for o caso, na construção usando algo assim.

domingo, 23 de outubro de 2011

outros exemplos a seguir e algumas observações de última hora










http://www.rexhohlbeinarchitects.com/clyde1.aspx
http://www.rexhohlbeinarchitects.com/clyde8.aspx
.
Acima passei algumas imagems e dois links de projetos como referência. Gostei da composição de materiais (madeira, vidro, tijolo, concreto/adobe e até ferro/aço) e da integração entre a casa e o verde. Não espero uma casa que ostente, espero um projeto de atmosfera aconchegante. Acho que parte disso conseguiremos com a iluminação. A noite gosto de luz ambiente, nada muuito iluminado.
Como foi falado anteriormente, a casa terá 3 quartos (1 suíte e mais dois quartos, sendo que um será escritório que eventualmente poderá virar quarto de hóspedes).
Algumas observações importantes:
tenho um piano sem cauda, modelo padrão que deverá ser considerado.
Quero uma casa que vc logo se sinta confortável ao entrar, nada que intimide ou ostente.
Mas quero que ela tenha uma certa sofsticação nos detalhes, por isso gosto tanto de vidro e madeira com ferro ou aço. Toda vez que vejo essa combinação me encanto
Gosto de uma parede ou outra com forração de madeira, não sei se isso é possível levando em conta o orçamento que temos, mas caso seja viável gostaria de considerar pelo menos uma parede da sala dessa forma.
Quero que seja estimado um closet no quarto de casal

Aleta

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Eletrica aparente

Fico matutando as vezes sobre instalações elétricas aparentes. Acho que pode ser composto de maneira bem legal, visualmente numa casa e imagino que possívelmente seja mais simples (e esperaria que também mais barato!) que as usuais que requerem quebra de paredes e etc. Alguns exemplos abaixo:







quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mais algumas fotos do terreno

Coloco ai mais umas fotos do terreno. As duas abaixo tiradas semana passada durante o levantamento topográfico via GPS que pedi pra fazer:



A imagem abaixo é um pouco mais antiga, mas da pra ter uma noção do terreno pelas marcas em vermelho que coloquei. Desse angulo ele parece até pequeno e não parece ter os 700m2 que de fato tem. Creio que deve ser uma ilusão pela inclinação do terreno...


Visão aérea

Ai vai uma imagem que encontrei com uma visãi aérea da Universidade federal de Itajubá que possibilita ver o meu terreno no canto direito superior (clique na imagem para ampliar).


terça-feira, 11 de outubro de 2011

paredes de concreto

http://www.youtube.com/watch?hl=en&v=sdv3G292wL4&gl=US

http://www.madeiramadeirablog.com.br/casa-de-concreto-decorada-com-cores-quentes/

http://casa.abril.com.br/materias/casas/novas-casas-pre-fabricadas-513046.shtml#9

http://www.verticalpre.com.br/index.html

Livros e mais livros

Uma coisa da qual não posso me esquecer é que o espaço de convivência da casa tem que ter em conta os livros que tenho e que continuo a acumular. Leitura é parte fundamental da minha vida diária e portanto seria legal ter isso contabilizado no projeto. Incluo aqui duas fotos dos volumes que tenho em Itajubá e que precisarão de espaço imediato. Tenho mais um tanto (não sei a ordem de grandeza) em JF na casa do meu Pai mas estes podem ser trazidos depois.
Alias, outra coisa interessante nessas fotos são as peças de madeira que fazem a minha estante. Elas eram de nossa loja de quadrinhos, a Compendium. Ainda hj utilizo essas peças que foram muito bem feitas. Aliás acho essa estratégia de construção das peças muito boa, um tipo de compensado bem parrudo com uma lamina de madeira por cima fazendo o acabamento. Não fica artificial como muitos dos planejados de MDF que vejo por ai. Tenho que lembrar de perguntar o Bruno sobre quem fez e quais materiais usou.

As peças abaixo eram de uma prateleira que ficava pregada na parede. Laminas de vidro conectavam as  caixas. Eu reaproveitei tudo e fiz a composição abaixo de maneira modular, empilhando as peças! Isso tem me servido nos últimos 4 anos! Espero ainda utiliza-los no futuro.

Ah, um detalhe importante é que nas imagens abaixo, cada nicho contém DUAS camadas de livros, uma a frente e outra atras, o que não fica muito óbvio pela foto!





definindo o conceito...

Aqui vai uma lista, meio desordenada por ora, que define como vejo o conceito a ser seguido no projeto:

  • area: 150m2 máximo, mais garagem para 2 carros
  • 3 quartos (uma suite e 1 quarto normal e 1 quarto como um escritorio podendo ser convertido em quarto para visitas quando necessário), sala e cozinha integradas ou ao menos amplamente visiveis uma da outra 
  • ambientes bem integrados e espaços que fluam livremente e sem ambientes formais
  • queremos que o espaço seja esculpido de dentro pra fora
  • incluir o máximo de conexção com a área externa do terreno e com a visão do bosque ao fundo
  • queremos uma casa que fique de costas para a rua e que tenha fachada simples não ostentadora
  • orientação que favorece o recebimento da luz do sol e iluminação natural ao máximo
  • Talvez com a possibilidade de construir a estrutura mais proxima a rua deixando a parte dos fundos do terreno como area aberta de integração com o exterior
  • minimizar ao máximo interferencias e movimentações de terra no terreno
  • não utilizar materiais que imitem outros materiais, tipo: plástico que parece madeira, ou cerâmica que parece madeira, etc, utilizar o material pelo seu valor estético-construtivo próprio
  • incluir margem de erro de 15-20% no custo final para evitar/minimizar surpresas
  • utilizar dimensões padrão ao máximo para evitar desperdício de materiais e otimizar emprego de mão de obra
  • possivelmente incluir um sistema de captação de agua da chuva e aquecimento solar
  • paisagismo que inclua horta e canteiro de ervas e favoreça a permanencia no espaço externo
  • enfatizar linhas horizontais
  • materiais: Terra, concreto, madeira e vidro
  • criar lado privativo oposto ao público (rua)
  • utilizar escala humana que favoreça o aconchego, sem pés direito muito altos ou coisas assim
  • Melhor aproveitamento das condições climáticas locais (radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar e ventos predominantes) para definição das soluções de projeto
  • considerar condições de acesso universal

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alguns dados climáticos locais

Para dar mais embasamento para o planejamento da casa, tendo em vista seu conforto termo-acustico e utilização ideal de características ambientais, fiz uma coletanea de dados de uma estação metereologica local, muito proxima ao meu terreno. Os dados permitem ver coisas como a temperatura, humidade ao longo de um ano. As variações mostradas nas figuras abaixo são bem tipicas da região segundo minha propria experiencia e também baseada em relatos coletados com moradores locais. Bom, ai vai...


Em breve adiciono mais dados relativos aos ventos.