sábado, 30 de junho de 2012

Finalmente começa a fundação

Essa semana finalmente começamos a fundação, depois de vários dias de atraso devido a chuvas e desmoronamentos decorrentes delas.
Se existia qualquer duvida que essa fundação está superdimensionada elas desapareceram quando vi o maquinário e o tamanho das formas dos blocos de fundação. Chega a ser assustador. O local parece o canteiro de obras de um prédio!
A dica que tiro do meu aprendizado com essa etapa é que seria ideal poder fazer dois projetos de fundação distintos, um com uma calculista conservador e outro com um mais realista. Claro que isso é inviável para nós reles mortais, que no fim das contas temos que confiar no expertise dos profissionais. Mas não se engane! Engenharia civil NÃO É ciencia exata! Engenheiros discordam em várias ordens de grandeza e ambos bem fundamentados. No fim a ordem de grandeza afeta o seu bolso e de mais ninguém. Note que não estou dizendo para você decidir pela opção mais econômica, mas sim optar pela mais fundamentada. Mas na realidade isso é dificil.
Talvez o ideal seja que você faça o projeto com um engenheiro e que toque a obra com outro, com experiencia prática, e que os dois debatam tudo antes de fechar o projeto. Pelo que vi e estou vivendo, engenheiros calculistas com pouca experiencia prática tendem a ser conservadores e até mesmo para se garantir diante de possíveis incompetências de executores.









Nenhum comentário:

Postar um comentário