sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Revestindo paredes

A obra entrou agora na fase de revestimento. É um momento interessante pois as superfícies vão tomando mais corpo de casa mesmo. Na nossa casa, dentro do contexto rústico que adotamos e também guiados pelo orçamento enxuto, estamos fazendo tudo de forma bem simples.
Para o interior, vamos adotar uma massa única com areia fina bem peneirada e filtrada (alisada com espuma úmida) . Nessa massa vamos pintar direto. Nada de massa corrida, pintores caros etc. A mão de obra de pintura vai ser a mesma da obra, incluindo eu e amigos como adicionais. As noites prometem ser longas de fato.
Essa decisão faz sentido. Veja bem, para pintar a casa dentro dos padrões usuais, com massa, tudo lisinho, sairia em torno de 20K reais. Mas numa casa rústica não faz sentido algum ter superfícies perfeitas. Fazendo a pintura com serventes e eu mesmo, estimo que os custos caim pela metade ou mais. Isso simplesmente faz sentido.
Para o exterior, vamos também usar massa única mas dessa vez com areia grossa,um pouco mais de cal na mistura e com a superfície simplesmente sarrafeada e desempenada. Esse procedimento permite manter a impermeabilização necessária da superfície assim como obter texturas rústicas bem interessantes, relacionadas diretamente com a técnica aplicada. Isso também faz sentido dentro de um dos conceitos da casa que é não ter nada que pareça ser outra coisa.
Com isso na fachada basta pintar a massa única, também com mão de obra simples e pronto. Abaixo ponho umas imagens dos testes que fiz com texturas de massa única. Mais pra frente posto imagens dos pedaços pintados para podermos comparar.










Um comentário: